Orkut
175px-Logo_ORKUT.svg.png

Orkut (24 de Janeiro de 2004 - 30 de Setembro de 2014) foi uma rede social de semi-sucesso, filiada ao Google. Criada pelo turco Orkut Büyükkökten, gerente de produtos do Google na época, e que criou o site durante os 20% de tempo em que os funcionários da empresa têm direito de trabalhar nos seus próprios projetos pessoais. A rede social era baseada no “conceito dos 6 degraus”, ou seja, na hipótese de que tanto você como eu estamos a 6 graus de qualquer outra pessoa no Planeta Terra (lembrou do Kevin Bacon?).

Tão logo foi lançada, já se tornou um fenômeno aqui no Brasil. Mas curiosamente, a rede social só fez sucesso mesmo no Brasil e na Índia. Tanto que em 2008, o Google decide que o Orkut passa a ser gerido pelo Google Brasil. Em 2014, após algumas tentativas mal-sucedidas de reanimar o Orkut, diante da feroz concorrência com o Facebook, ele acabou sendo fechado, pra frustração e saudade de muitos usuários da rede.

Mas Orkut Büyükkökten, que saiu do Google em Março de 2014, não se fez de rogado e está com uma nova rede social, a Hello.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License