Orkuti
logo_0001_large_pink.png

Orkuti (assim mesmo, com letra "i") é uma rede social brasileira criada por Alex Becher em 30 de Setembro de 2014, mesmo dia do fechamento do Orkut. Seu propósito é ocupar o espaço vazio deixado pela antiga rede social do Google, oferecendo as mesmas ferramentas que fizeram o sucesso do Orkut: comunidades, scraps, depoimentos etc. Pouco após o lançamento, a rede social já bombou: mais de 10 mil acessos em um único dia sobrecarregaram o servidor, fazendo até o site sair do ar.1

O Orkuti copia o nome, logomarca e layout do antigo Orkut, o que já fez o Google entrar na Justiça, reclamando seus direitos autorais. Hoje, ao abrir a rede social, o nome que aparece na página inicial não é mais "Orkuti", e sim "Orkut".

Controvérsias sobre Direitos Autorais

Processo no INPI

Em 2015 o Google, dono da marca Orkut, entra com um pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) contra o registro da marca Orkuti, em nome de Alex Becher. De acordo com a gigante de buscas, “em razão da fama adquirida e da excelência dos serviços, a marca 'ORKUT' tornou-se alvo de cobiça de empresas em todos os ramos de atividade e ficou sujeita a tentativas de usurpação por terceiros que pretendem simplesmente se aproveitar do prestígio da Opoente”.

Em defesa do Orkuti, o criador afirma que foi dada entrada do pedido de "aposentadoria da marca" Orkut, e como o domínio Orkuti está em nome dele, não há nada que o impeça de utilizá-lo.

“Não temos nada do Google, tudo criamos aqui no Brasil, tentamos reproduzir o ambiente do saudoso Orkut. O Google não precisa disso, eles têm o mundo e nós só [temos] o Brasil” - Alex Becher.2

Banimento do APP para Android

Em 08 de Agosto de 2016, O Google Play Store exclui o aplicativo do Orkuti para Android. Segundo Alex Becher, o Google notificou que, após uma revisão, foi apontado que houve uma violação grave de políticas da loja de aplicativos. Ou seja, a utilização da marca Orkut, sem autorização. Ainda de acordo com Becher, além da remoção do app com mais de 500 mil downloads, sua conta de desenvolvedor do Google Play foi desativada e todo histórico do app foi perdido. Alex Becher, indignado, deu o troco no Google, rebatizando seu Orkuti como Orkut.

Acesse o Site

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License