Professor Tibúrcio
tiburcio.jpg

Professor Tibúrcio é um personagem de TV criado por Marcelo Tas e Fernando Meirelles. Ele esteve no ar no programa Rá-Tim-Bum, produzido entre 1989 e 1992 na TV Cultura de São Paulo (SP).

O Quadro

Professor Tibúrcio (Marcelo Tas) aparece em um quadro educativo dando pequenas aulas pras crianças sobre assuntos simples da vida.

O quadro começa assim:

O professor acaba de chegar e se aproxima:
- Olá, Classe!
- Olá, Professor Tibúrcio!

E termina assim:

- Até Logo, Classe!
- Até Logo, Professor Tibúrcio!
O professor se afasta e vai embora.

O personagem é preto e branco, embora alguns detalhes no vídeo sejam coloridos.

Na verdade, as vozes de crianças são em áudio. O Professor não interage com crianças de carne e osso.

Processo de Criação

Marcelo Tas e Fernando Meirelles, colegas da produtora independente Olhar Eletrônico, já haviam feito sucesso com um personagem de TV, o repórter Ernesto Varela, dirigido a um público adulto. Agora, a dupla faria sucesso com um personagem para o público infantil.

A ideia original é de Marcelo Tas. Ele o criou assim que voltou ao Brasil após 2 anos estudando cinema em New York (Estados Unidos). Fernando Meirelles, então responsável pela realização da safra infantil da TV Cultura dos anos 80, deu o seu aval. A direção da TV Cultura, no entanto, achou que o personagem assustaria as crianças (bem, não estavam de todo errados). Marcelo Tas, especialista no comediante americano Buster Keaton, convenceu a emissora a levar o Professor Tibúrcio ao ar, ao sustentar que toda criança, no fundo, gosta de um medinho.12

Vídeos

Links Externos

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License