Professor Tibúrcio
tiburcio.jpg

Professor Tibúrcio é um personagem de TV criado por Marcelo Tas e Fernando Meirelles. Ele esteve no ar no programa Rá-Tim-Bum, produzido entre 1989 e 1992 na TV Cultura de São Paulo (SP).

O Quadro

Professor Tibúrcio (Marcelo Tas) aparece em um quadro educativo dando pequenas aulas pras crianças sobre assuntos simples da vida.

O quadro começa assim:

O professor acaba de chegar e se aproxima:
- Olá, Classe!
- Olá, Professor Tibúrcio!

E termina assim:

- Até Logo, Classe!
- Até Logo, Professor Tibúrcio!
O professor se afasta e vai embora.

O personagem é preto e branco, embora alguns detalhes no vídeo sejam coloridos.

Na verdade, as vozes de crianças são em áudio. O Professor não interage com crianças de carne e osso.

Processo de Criação

Marcelo Tas e Fernando Meirelles, colegas da produtora independente Olhar Eletrônico, já haviam feito sucesso com um personagem de TV, o repórter Ernesto Varela, dirigido a um público adulto. Agora, a dupla faria sucesso com um personagem para o público infantil.

A ideia original é de Marcelo Tas. Ele o criou assim que voltou ao Brasil após 2 anos estudando cinema em New York (Estados Unidos). Fernando Meirelles, então responsável pela realização da safra infantil da TV Cultura dos anos 80, deu o seu aval. A direção da TV Cultura, no entanto, achou que o personagem assustaria as crianças (bem, não estavam de todo errados). Marcelo Tas, especialista no comediante americano Buster Keaton, convenceu a emissora a levar o Professor Tibúrcio ao ar, ao sustentar que toda criança, no fundo, gosta de um medinho.12

Vídeos

Links Externos

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License