Self-Made Man

Self-Made Man (para homens) ou Self-Made Woman (para mulheres) são expressões em inglês usadas para designar uma pessoa de origem pobre ou modesta que obtém sucesso e/ou gera uma fortuna a partir do próprio esforço e mérito, sem ajuda de herança, parentes, padrinhos, benesses do governo etc.

É um conceito popular nos EUA, onde a expressão foi criada, e de onde surgiram vários exemplos de self-made man, como Benjamin Franklin, John D. Rockefeller, Andrew Carnegie, Thomas Edison, Henry Ford, Walt Disney, Bill Gates, Steve Jobs, Larry Ellison, Mark Zuckerberg etc etc etc.

Origem da Expressão

A expressão foi criada nos EUA por Benjamin Franklin:
"Quem tem caráter, trabalha, trabalha e trabalha, vence".

Benjamin Franklin trabalhou para o governo dos EUA quase a vida inteira e um dos principais conselhos dele, inclusive para os filhos, era que não trabalhassem nem para o governo e nem para os outros, e criassem seus próprios negócios.

Ele deixou a herança não para a família, mas para bancar, durante mais de 100 anos, a primeira escola dirigida aos pequenos empresários. Existe até hoje na Pensilvânia. Acreditava numa iniciativa privada compatível com um governo central forte.1

Links Externos

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License