Self-Made Man

Self-Made Man (para homens) ou Self-Made Woman (para mulheres) são expressões em inglês usadas para designar uma pessoa de origem pobre ou modesta que obtém sucesso e/ou gera uma fortuna a partir do próprio esforço e mérito, sem ajuda de herança, parentes, padrinhos, benesses do governo etc.

É um conceito popular nos EUA, onde a expressão foi criada, e de onde surgiram vários exemplos de self-made man, como Benjamin Franklin, John D. Rockefeller, Andrew Carnegie, Thomas Edison, Henry Ford, Walt Disney, Bill Gates, Steve Jobs, Larry Ellison, Mark Zuckerberg etc etc etc.

Origem da Expressão

A expressão foi criada nos EUA por Benjamin Franklin:
"Quem tem caráter, trabalha, trabalha e trabalha, vence".

Benjamin Franklin trabalhou para o governo dos EUA quase a vida inteira e um dos principais conselhos dele, inclusive para os filhos, era que não trabalhassem nem para o governo e nem para os outros, e criassem seus próprios negócios.

Ele deixou a herança não para a família, mas para bancar, durante mais de 100 anos, a primeira escola dirigida aos pequenos empresários. Existe até hoje na Pensilvânia. Acreditava numa iniciativa privada compatível com um governo central forte.1

Links Externos

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License