Wiki

Wiki é um conceito da Web 2.0 criado pelo americano Ward Cunningham em 1994, ainda na era da web 1.0. Tal conceito é o de conhecimento compartilhado, onde todas as pessoas contribuem com aquilo que sabem e aprenderam. A 1ª wiki da internet foi a WikiWikiWeb, desenvolvida em 1994 e lançada em 25 de Março de 1995 por Cunningham. Quem popularizou o conceito de Wiki foram os americanos Jimmy Wales e Larry Sanger, respectivamente criador e co-criador da Wikipedia (que foi lançada em 2001 e bombou em 2005), uma enciclopédia online em que qualquer internauta pode modificar ou acrescentar informações, compartilhando um pouco de seu conhecimento com milhões de pessoas.

Lista de Wikis

Wikipedia - É a maior wiki do planeta, com versões em vários idiomas. Seu símbolo é uma bola de quebra-cabeça incompleta, pra lembrar que o conhecimento nunca será uma obra concluída. Mantido pela Wikimedia Foundation, que também mantém outros exemplos de wiki, como Wikinotícias, Wikilivros Wikisource, Wikiversidade, WikiTravel etc. Houve também o Wikia Search, site de buscas que não deu certo e por isso teve vida curta: foi criado em 2008 e fechado em 2009.

Wikia - Criado em 2004, não deve ser confundido com o extinto Wikia Search. É uma plataforma em que qualquer um cria seu próprio wiki. Destaque para as centenas de wikis temáticas, dedicadas a seriados de TV, desenhos animados, jogos de videogame etc; prato cheio pros geeks. Verdade seja dita, as informações que se acham nessas wikis muitas vezes superam, e bastante, a qualidade dos verbetes da Wikipedia…

Citizendium (em inglês) - Fundada pelo co-criador da Wikipedia, Larry Sanger, tem o objetivo de ser mais confiável que a Wikipedia, combinando a participação dos internautas com a orientação de especialistas.

Uncyclopedia (em inglês) ou Desciclopédia (em português) - Maior (mas não único) clone humorístico da Wikipedia, carregado de palavrões e obscenidade (não veja). Assim como a Wikipedia, possui versões em vários idiomas, alguns até fictícios. Seu símbolo é uma bola de quebra-cabeça como a da Wikipedia, mas murcha e amarelada (há quem diga que seja uma batata, e não uma bola…).

CreationWiki (em inglês) e CriaçãoWiki (em português) - Clone da Wikipedia escrito pelo ponto de vista criacionista. Seu objetivo é defender o ponto de vista bíblico de que o universo foi criado por Deus, e não é fruto do Big-Bang; e de que tudo que há na natureza (incluindo eu e você) é fruto do Design Inteligente (Deus), e não da Evolução Darwinista.

Conservapedia (em inglês) - Clone da Wikipedia escrito pelo ponto de vista cristão, conservador e norte-americano. Assim como o CreationWiki, propõe-se a defender Deus e a Bíblia, mas recorrendo a expedientes duvidosos, como afirmar que a Teoria do Big-Bang está na Bíblia, que os dinossauros ainda podem estar existindo, e que a Teoria da Relatividade de Einstein é uma farsa.

RationalWiki (em inglês) - Clone da Wikipedia que pode ser considerado o irmão gêmeo malvado da CreationWiki e da Conservapedia: Escrito pelo ponto de vista evolucionista e da ciência "oficial", carregado de ironias contra as religiões (inclusive contra o criador da Conservapedia). Seu símbolo é um cérebro.

Ballotpedia (em inglês) - Clone da Wikipedia que é um banco de dados sobre os políticos dos EUA.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License